Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC – II

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, que, como já informado neste blog, vem se reunindo mensalmente na Livraria Alpharrabio, deu um passo importante desde a nossa última reunião no dia 31.03.08, no sentido de abrir caminhos de discussão e propostas de políticas públicas da cultura regional. Nessa reunião, tivemos como convidado o sr. David Gomes de Souza, Assessor Executivo da Presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em termos concretos, o encontro foi proveitoso, uma vez que o sr. David mostrou-se bastante receptivo e entusiasmado em relação ao grupo que constitui o Fórum e tão logo recebeu nosso convite para participar da reunião, imediatamente colocou o Fórum/Alpharrabio entre as cerca de 300 entidades convidadas para o Seminário Planejamento Estratégico Regional – 2008, como colaboradores/partícipes da retomada do planejamento estratégico realizado pelo Consórcio em 2000.

F  rum310308 1

Dessa forma, o tema Cultura, como é sabido, não constava de nenhum Eixo Estruturante do Consórcio, agora faz parte dos temas a serem priorizados no Planejamento, porque recebemos do Consórcio um questionário para que fossem indicadas as prioridades a curto, médio e longo prazo, a tempo de incluir nossa proposta.
No entanto, ainda temos que formalizar o GT (Grupo de Trabalho) de Cultura junto ao Consórcio, que deverá entrar no EE6 (Eixo Estruturante 6) – Identidade Cultural e, para isso, há algumas formalidades que deveremos cumprir, como elaboração de atas, eleição de coordenador e secretário, etc. O sr. David se comprometeu a formalizar, via Consórcio, um convite aos Prefeitos das 7 cidades para que os mesmos convidem os seus Secretários/Diretores de Cultura ou indiquem alguém para participar da reunião do Fórum Permanente de Discussões Culturais do Grande ABC deste mês, que ocorrerá no próximo dia 28.04, como sempre, numa segunda-feira, às 19h, na Livraria Alpharrabio.
Várias pessoas ligadas ao Fórum (Rita, Zhô, Pafundi, Azor, Marcello, Petra – os que consegui localizar) participaram do Seminário que ocorreu no último dia 04, no auditório do SENAC, demonstrando vivo interesse por este momento de junção de vontades. Ao final do encontro, , quando abertas as inscrições, usei da palavra para falar em nome do Fórum, pontuando o fato novo do tema Cultura agora fazer parte das prioridades das discussões do Consórcio, bem como convidando os eventuais interessados em participar dos nossos encontros mensais.
Esperamos agora que os companheiros de discussões venham “afiados” para a próxima reunião, pois teremos que demonstrar muita competência em construir um discurso sólido, que revele nossa massa crítica acumulada, para fazer frente (não se trata, claro, de nenhum embate, mas apenas demonstração de convicções alicerçadas em muita discussão e leituras) a uma visão de cultura que ainda habita as mentes da maioria dos nossos gestores públicos, ou seja, a de que cultura é evento e espetáculo.
Aqui vai também um apelo para que cada um se esforce no sentido de trazer convidados interessados em participar, a fim de que possamos engrossar cada vez mais esse “caldo” e, claro, a nossa própria representatividade. dalila teles veras

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>