Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC – V

Aconteceu nesta última segunda-feira, 26.05.08, na sala de múltiplo uso do Alpha, mais uma das reuniões mensais do Fórum Permanente de Debates Culturais. Dentre os muitos temas abordados, destacamos a lembrança de Antonio Possidonio Sampaio de que pensemos em levantar quem seriam os “Intérpretes do ABC”, discutindo e divulgando esses estudiosos e seus respectivos trabalhos. Lembrou ainda que é preciso também discutir a criação do Memorial do Trabalho, tema já levantado no Alpharrabio em 2.002, por ocasião da exposição e debate “ABC DO BRASIL – Registros da caminhada operária”. (leia na íntegra a Carta Alpharrabio e a síntese do debate, no site do alpha: clique aqui) tema que urge ser retomado. Outros tópicos foram levantados, como a necessidade de retomarmos as agendas com convidados (estudiosos e autoridades) dentro da estratégia de construir diálogos. Várias pessoas se manifestaram no sentido do Fórum focar suas ações, como fator de consolidação das conquistas já adquiridas, conscientes de que é preciso uma boa dose de conhecimento da realidade para que possamos avaliar o “tamanho das pernas”. A idéia, discutida em reuniões anteriores, de que neste ano eleitoral o Fórum promova debates com candidatos para indagar sobre seus planos para as políticas da cultura, voltou a ser discutida, sendo que alguns se manifestaram a favor e outros ponderaram sobre as dificuldades de infraestrutura, agenda, etc., que uma empreitada dessas represetaria, e que talvez os nossos questionamentos possam ser levados aos candidatos dentro de debates promovidos por Instituições, como é o caso da ACISA (Associação Comercial de Santo André) que promoverá esses debates e já nos convidou para elaborarmos perguntas aos candidatos. Optou-se para que a pauta da próxima reunião contemple essa discussão.
No meio da reunião, recebemos a inesperada visita do Sr. David Gomes de Souza, Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal do ABC, com quem vínhamos dialogando no sentido de manter uma discussão permanente sobre cultura junto ao Consórcio, através do GT de Cultura recém-criado. O motivo foi o de anunciar que o referido senhor “colocou seu cargo à disposição do Presidente do Consórcio” e que em breve será anunciado seu substituto para quem passará tudo aquilo que até o momento foi acordado. O Fórum decidiu que deveremos retomar o diálogo com esse substituto, convidando-o para a próxima reunião.
Saí da reunião pensando no quanto são provisórios, passageiros, efêmeros os postos de governança política e cantarolando a famosa canção dos anos 70: “começar de novo / e contar comigo / vai valer a pena”… Parafraseando os versos de Ivan Lins, eu pergunto: começar de novo, e contar conosco… Vai valer a pena? dalila teles veras

Forum260508 007 1

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

One Response to Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC – V

  1. Damara says:

    Queridos amigos desta jornada.
    Como podemos confiar sempre desconfiando ?
    Só aguardando………….