Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC – VI

Nesta última segunda-feira, 28.07.08, nas dependências do Alpha, mais uma reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC que, como se sabe, vem acontecendo com regularidade desde novembro de 2007.
Na pauta das informações, Dalila Teles Veras, a coordenadora, relatou o seguinte:
- Encaminhamentos do Grupo de Trabalho Cultura do Consórcio Intermunicipal do ABC, na última reunião do dia 16.07, na sede do Consórcio, em Santo André:
1) Mapa de Ações e Equipamentos do ABC, elaborado pelo GT Cultura, a ser enviado com brevidade pelo Consórcio para preenchimento pelas Secretarias de Cultura e/ou seus representantes. Prazo para devolução do Mapa preenchido pelas Prefeituras: 30 dias.
2) O grupo optou por centrar esforços no Censo Cultural Regional, projeto em fase de implantação junto ao Consórcio, bem como em um “balão de ensaio” inicial para a circulação de produtos/bens entre as sete cidades, considerando que todos os Secretários estão cientes da importância do Mapa de Ações e Equipamentos do ABC. (Simone Zárate, Secretária de Cultura de Santo André, deu o “pontapé” inicial, colocando à disposição das outras cidades uma lista com 12 itens de bens e produtos culturais de sua cidade para circulação regional. Espera-se que haja, a partir daí uma efetiva troca, rumo a ações permanentes de integração regional.)
3) Sugestão de melhoria na comunicação do Consórcio com os representantes das Secretarias de Cultura: encaminhamento de atas, informes, lembretes das reuniões, etc;
4) Solicitação de agendamento com o Sr. Márcio Chaves para discutir estratégias de captação de recursos do Censo Regional proposto pelo GT Cultura, bem como da eventual junção deste ao projeto de um Guia de Acervos Regionais já encaminhado pelos serviços de memória ao Consórcio, além das Ações Regionais (Obs.: essa reunião já foi realizada na última quarta-feira, dia 30, na qual foi decidida a convocação de uma reunião extraordinária do GT para o próximo dia 06.08.)
5) O GT sugeriu ainda a junção das agendas culturais das cidades na sede do Consórcio, configurando, assim, uma agenda regional de cultura, que poderia ser divulgada no portal do Consórcio e com links para as sete cidades (não só sites oficiais das Prefeituras, mas também iniciativas e organizações da sociedade civil).
- Sabatinas com os candidatos à Prefeitura de Santo André, promovidas pela ACISA, que ocorrerão a partir do dia 05.08, às 9 horas, na sede da OAB, em Santo André, abertos ao público. Por sorteio, serão estes os candidatos e as datas: 05.08.08 – Vanderlei Siraque; 12.08.08 – Raimundo Salles; 19.08.08 – Newton Brandão; 26.08.08 – Ricardo Alvarez; e 02.09.08 – Aidan Ravin. O nosso Fórum, juntamente com outras comissões, também estará representado nos debates e, inclusive, já colaborou enviando um texto com premissas mínimas e diretrizes de políticas públicas da cultura para ser juntado a um documento a ser entregue aos candidatos, do qual constam outras propostas de vários segmentos da sociedade local.
- Informações sobre as reuniões preparatórios à 2ª. Jornada ABCDMaior a ser realizada em novembro próximo. O propósito dessas reuniões é também recolher e realizar um conjunto de propostas a serem encaminhadas aos candidados às prefeituras da região, a serem respaldadas em plenária marcada para o dia 13 de setembro, na Coopervolks de Santo André. Um Grupo de Cultura, liderado por Júlio Mendonça e Neusa M. Pereira Borges, preparará um documento, tendo como base os princípios da Agenda 21 da Cultura, assegurando um compromisso dos governos para com o desenvolvimento cultural.
Após os informes, a palavra foi franqueada aos presentes (23 pessoas). Valter Carriel, Diretor de Cultura de Mauá, veio formular convite ao Fórum para se fazer representar no IV SIEC – Seminário Integrado de Educação e Cultura a ser realizado em Mauá de 19 a 24 de agosto. Após discussão, surgiu a idéia, acatada por todos, de que levássemos o próprio GT de Cultura do Consórcio Intermunicipal para uma reunião, quando falaríamos sobre a constituição recente desse GT e dos projetos propostos, abrindo para uma conversa com os presentes. A reunião-encontro ficou acertada para 20.08, às 17h00, no Teatro Municipal de Mauá e será aberta por um recital a cargo do ator Carlos Lotto com poemas de poetas das sete cidades. Acreditamos, assim, que esta seja mais uma boa oportunidade para disseminarmos nossas idéias e colhermos outras para o nosso projeto de ações integradas regionais.
O Fórum recebeu também a visita do vereador Cláudio Malatesta que, no uso da palavra, disse que aceitou indicação de munícipes e que veio para ouvir e inteirar-se do que aqui ocorre, dada a repercussão que o Fórum vem obtendo.
Seguiram-se várias discussões e depoimentos, avaliando as atuais gestões públicas da cultura em várias cidades da região. Além da coordenadora e dos visitantes Valter Carriel e Cláudio Malatesta, fizeram uso da palavra Milton Andrade, Júlio Mendonça, Wal Volk, Claudete Sarapu, Júlio Mendonça, Neusa Borges, Damara Bianconi, Celso Horta, Wagner Kuroiwa, Carlos Rizzo e Carlos Lotto. Mais uma vez, a reunião deu mostras de reafirmar o propósito inicial do Fórum, que é o de construir um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura na região do Grande ABC, bem como integrar ações, colaborando, assim, para reorganizar a própria comunidade cultural.
Próxima reunião (sempre na última segunda-feira do mês): 25.08.08 às 19h (em ponto) na sede da livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista – Santo André, Fone 4438-4358). Todos são bem vindos. Envie sugestões de pauta, participe (como artista, produtor de cultura, intelectual ou simplesmente -e não menos importante- como fruidor de cultura.
Dalila Teles Veras

07 Forum280708

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Comments are closed.