Fórum permanente de Debates Culturais do Grande ABC VII

Nesta última segunda-feira, 27.10.08, teve lugar no Alpharrabio mais uma reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC.

Forum271008

O coletivo de cultura representado pelo Fórum representa um fato novo no cenário regional do Grande ABC, não só levantando e discutindo relevantes questões relacionadas à cultura, como também encaminhando propostas e projetos de ações integradas de alcance regional. Poderíamos ter caminhado mais rapidamente na conclusão de alguns desses projetos, não fosse este um ano de eleições municipais, que acabam, de uma maneira ou de outra, alterando rotinas e emperrando o andamento de decisões que são empurradas para as novas gestões. O Fórum esteve representado nos debates com os candidatos à Prefeitura de Santo André, promovidos pela ACISA e apresentou um texto que integra a carta de propostas de políticas públicas encaminhada a todos os candidatos pela ACISA.

Resultados palpáveis dessa trajetória estão traduzidos em especial na criação do GT Cultura no Consórcio Intermunicipal que, entre outras coisas, abriu um diálogo entre os produtores culturais, representado por uma comissão do Fórum e os setores oficiais de cultura das sete cidades que integram nosso chamado Grande ABC. Com isso, o GT Cultura, que se mantém ativo desde março deste ano, simboliza um fato histórico não só por reunir, pela primeira vez nessa instância, representantes das sete cidades desse setor, mas também por dar importantes passos rumos à circulação de produtos culturais entre essas cidades irmãs, tão próximas, tão ligadas geograficamente e muitas vezes tão distantes e desconhecidas entre si.

Neste último mês, uma comissão indicada pelo GT Cultura, composta por 3 produtores culturais (Júlio Mendonça, Damara Bianconi e Dalila Teles Veras) e uma Secretária de Cultura (Simone Zárate, de Santo André) redigiu documento a ser levado ao Consórcio que revê e sugere acréscimo de novos programas e sub-programas aos eixos estruturantes do Planejamento Estratégico Regional 2000-2010, bem como suas respectivas ações estratégicas diante do novo quadro de discussões, projetando a cultura como tema central no cenário futuro do desenvolvimento regional.

A segunda parte da reunião foi dedicada a levantar estratégias para retomada do diálogo com os representantes das novas gestões públicas das 7 cidades que assumirão no início de janeiro do próximo ano, levando em conta o novo cenário político regional. Dentre as inúmeras questões levantadas, foi lembrado o compromisso da cidade de São Caetano do Sul em sediar e promover o 10º Congresso de História do Grande ABC naquela cidade no ano de 2009, sendo que até o presente momento não houve qualquer manifestação oficial nesse sentido. A idéia é a de cobrar daquela Prefeitura o cumprimento do compromisso, bem como honrar a tradição de que o Congresso se mantenha participativo, aberto à comunidade envolvida com as questões relacionadas à história local e ao seu debate.

Cabe ainda destacar que essa reunião contou com a presença de um fotógrafo da revista Livre Mercado que trará no seu próximo número matéria sobre o primeiro aniversário do nosso Fórum, assinada pela jornalista Tuga Martins.

A próxima reunião, a ser realizada no dia 24 de novembro, como sempre a última segunda-feira do mês, terá como pauta a discussão e elaboração mais detalhada dessas estratégias, bem como do calendário para o seu cumprimento. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

Comments are closed.