Fórum Permanente de Debates Culturais VIII

 forum011208 1

Nesta última segunda-feira, dia 01.12.08, no Alpharrabio, reunião (a última do ano) e 12ª desde novembro de 2007, do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC. Balanço e confraternização, portanto. Quase um milagre em tempos de tanta fragmentação e individualismo, algumas dezenas de pessoas permanecerem exatamente um ano discutindo questões coletivas que visam o bem-estar comum. Foi reiterada a disposição de permanecer dentro das premissas que desde o início nortearam as discussões, ou seja, estudar e criar meios para um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura na região do Grande ABC, bem como integrar ações. Esta vem sendo também uma maneira de reorganizar a própria comunidade cultural. Do balanço realizado pelos presentes, conclui-se que não foram poucas as conquistas, como, aliás, já noticiado neste blog (caso queira inteirar-se das discussões realizadas pelo Fórum ao longo deste ano, aqui ao lado, há uma categoria denominada “Fórum P.de Debates Culturais” com o arquivo de todos os textos que aqui foram postados.). A destacar a formação de um Grupo de Trabalho no Consórcio Intermuncipal do Grande ABC, que releu o Planejamento Estratégico Regional 2000-2010, encaminhando ao Consórcio um ofício com sugestões de acréscimos de textos referentes a linhas gerais de políticas públicas da cultura, sub-programas e ações integradas regionais, bem como o projeto para um amplo Censo Cultural Regional e um Portal que abrigue uma Agenda Regional Cultural e dados sobre questões culturais regionais, linkados com as sete Prefeituras. Um balão de ensaio já ocorreu com a circulação de alguns produtos culturais entre as sete cidades da região. O desafio agora, além de ampliar cada vez o grupo, será o de retomada do diálogo, via Consórcio, com os novos representantes do setor da Cultura das novas Administrações públicas regionais para garantir o andamento das nossas propostas. A cultura como centralidade e transversalidade, respeitando a diversidade, é nosso lema. Temporada de festas em começo, como não poderia deixar de ser, encerramos a reunião, num clima fraterno e com um brinde ao Ano Novo. (dtv)

forum011208 002

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

2 Responses to Fórum Permanente de Debates Culturais VIII

  1. isa says:

    “A cultura como centralidade e transversalidade, respeitando a diversidade”.
    Gostei Sinceramente gostei muito.

    Que bom seria poder criar um foco gigante, um hiper ultra retroprojector, que espalhasse esta máxima/divisa por toda esta “aldeia global” para que ninguém se esquecesse que isto é condição inerente aos direitos humanos.

    Quanto maior a solidificação global deste lema, quando ninguém mais o esquecer, fantástico será o clima para festejos.

  2. Cara Dalila:

    Que vontade de estar aí, brindando com vocês! Neste ano viajei muito, rodei e voei milhares de quilômetros, e estive pouco neste ABC que faz parte de minha vida. Prometo em 2009 aparecer mais, escrever mais, participar de forma ativa!

    Abraço!