Colóquio sobre Políticas de Cultura

Está fechada a parceria Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC e Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista, para a realização do Colóquio sobre Políticas de Cultura das 7 cidades do Grande ABC. Foram convidados os Secretários de Cultura da Sete Cidades que compõem a Região do Grande ABC. O Prof. Dr. Luiz Roberto Alves, coordenador daquela Cátedra, atuará como debatedor.

O Colóquio acontecerá no dia 16.09.09, das 14h00 às 18h00, no Auditório do Edifício IOTA, do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, situado à Rua Planalto, 109, em São Bernardo do Campo – SP e tem por objetivo envolver os estudantes, pesquisadores e cientistas sociais como parceiros na discussão de iniciativas para o estabelecimento de um sistema ou plano de Cultura Regional integrado às políticas públicas da cultura.

Como suporte do Colóquio estão sugeridas as premissas de cultura da Agenda 21. A Agenda 21 é uma carta mundial de princípios, compromissos e recomendações, orientadora de políticas culturais, que por sua vez planejarão suas próprias ações estratégicas de acordo com a configuração local; é um conjunto de estratégias adaptáveis ao local, baseadas em valores e princípios globais. Sua concepção é permeada pela relação entre cultura, cidadania, convivência e participação. Dentre seus princípios estão: diversidade cultural, direitos humanos, convivência, importância da cultura como fator de geração de riqueza e desenvolvimento econômico, acesso, participação, dentre outros.

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado em 2007 com o objetivo de criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação, e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.

O Fórum tem reuniões mensais na Livraria Alpharrabio (toda a última segunda-feira do mês) e participantes de nossas sete cidades, das quais participam produtores culturais, professores, artistas, ex-secretários de cultura, agentes culturais, estudantes e interessados de varias áreas.

Trata-se de mais um momento histórico, protagonizado pelo Fórum, que em março de 2008, também foi responsável pela criação GT Cultura no Consórcio Intermunicipal do ABC, que pela primeira vez reuniu naquela instituição os Secretários de Cultura dos sete municípios, dando início a uma inédita experiência de diálogo regional entre sociedade civil e poder público. Esse Grupo, agora sob nova denominação, ou seja, NE Cultura (Núcleo Estratégico), dá prosseguimento a ações propostas e discutidas ao longo de um ano e meio de atuação no Consórcio, algumas em vias de serem implantadas, como a Agenda Regional de Cultura que será abrigada no portal do Consórcio e ações integradas entre as sete cidades.

A próxima reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais acontecerá na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, às 19h00, como de costume na Livraria Alpharrabio e terá como pauta principal o Colóquio. Todos os interessados estão convidados a participar. (dtv)

About Dalila

Dalila Teles Veras, escritora, proprietária da Alpharrabio Livraria e Editora
This entry was posted in Debates Culturais. Bookmark the permalink.

2 Responses to Colóquio sobre Políticas de Cultura

  1. Alice says:

    Alpharrabio também está no twitter
    http://www.twitter.com/alpharrabio

  2. isa says:

    É distracção minha ou desde este post que nunca mais vi algo sobre o Fórum Permanente de Debates Culturais?

    Estava na esperança de “cuscar” algo mais sobre a Agenda 21, ideia que achei deveras muito importante, principalmente por lhe achar um carisma global e ao mesmo tempo a capacidade de adaptação ao poder local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>